quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Unidade 4 atividade 3 - Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA.
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Claudia Batista Luz
Data: 14/09/2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Currículo é o conjunto de disciplinas oferecidas de forma relacionada entre si. O uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem leva o aluno a interagir com os outros alunos e com a realidade da sociedade exigente e competitiva. As tecnologias podem ser integradas ao currículo no desenvolvimento de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio do século XXI. A escola deve oferecer aulas desenvolvendo projetos que venham de encontro com a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o aluno estará interagindo nas diversas áreas do conhecimento, podendo ter contato com o computador.
As contribuições que as tecnologias traz para o desenvolvimento dos currículos são amplas, sendo de grande relevância para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Integrar as tecnologias no desenvolvimento do currículo é de fundamental importância para que as aulas sejam mais atraentes e objetivas,onde a necessidade do aluno é o foco do processo ensino-aprendizagem estamos diante de mudanças na maneira de ensinar e aprender e assim atenderemos as expectativas e desafios do século XXI, lançado nosso aluno à sociedade sabendo como utilizar o computador e internet para atender as necessidades da sociedade atual.
O desenvolvimento de aulas através de projetos tem maior aprendizagem, pois são planejadas conforme a real necessidade do aluno. As aulas no Laboratório de Informática são mais interessantes para os alunos, pois além de oferecer um leque de informações leva os alunos a interagir com outros alunos e proporciona uma visão atual exigida pela sociedade. Para tanto, a escola deve se reestruturar, capacitando seus professores para o uso das tecnologias no desenvolvimento das atividades docentes em sala de aula. As aulas com projetos podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas do currículo. No caso de trabalhar o gênero notícias, no momento da análise e socialização, o aluno viaja, calcula, emociona-se e assim assimila com maior facilidade, pois está diante de um recurso tecnológico atraente e inovador, facilitando o desenvolvimento das habilidades propostas saindo da rotina da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário