quarta-feira, 26 de maio de 2010

Unidade 2 - Atividade 1 - O que é Hipertexto?

Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Unidade: II Internet, hipertexto e hipermídia.
Atividade: 1 – O que é hipertexto?
Unidade de Ensino:Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Cursista: Claudia Batista Luz
Data: 26 de Maio 2010
O que é Hipertexto?
O hipertexto no campo educacional é uma ferramenta de ensino e aprendizagem de suma importância, pois, vem para facilitar que aprendizagem aconteça de forma natural e por descoberta levado o usuário do hipertexto a participa ativamente na busca e construção do conhecimento . E ao professor é um recurso muito importante que lhe possibilitar a organização de diferentes diciplinas a será ministrada simutaneamente .
De acordo com pesquisa feita na Wikipédia, Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O hipertexto em sala de aula remete ao aluno um leque de opiniões e opções para que ele possa fazer uma produção textual. Acredito, que se bem aproveitado, não servirá apenas aos professores de Língua Portuguesa, mas, a todos que procuram trabalhar com produção de texto e utilizando a Internet como fonte de pesquisa.
O leitor do hipertexto torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimento, pelo fato de ser um bom colaborador de aprendizagem.
Vale apena se fazer uso desse recurso textual. Eu já o conhecia, mas, somente no intuito de fazer esta atividade, fui buscar conhecimentos mais profundos sobre o assunto. Confesso que gostei do que eu aprendi. Quando o laboratório de informática da Escola funcionar, sei que utilizarei mais esse recurso para trabalhar com meus alunos.
Quanto a navegar a deriva é complicado, em que o mesmo traz significados que as vezes não é de suma importância, á ponto que perdemos tempo. Pois navegar por navegar não é o que desejamos, buscamos informações, conhecimento.

Um comentário:

  1. Olá colega!Concordo plenamente com sua opinião pois o hipertexto torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimento, pelo fato de ser um bom colaborador de aprendizagem.

    ResponderExcluir